Escalada

Venha se aventurar no mundo da escalada, conhecer mais sobre esta atividade e visitar lugares para treinos.

Uma atividade que é derivada do montanhismo, e a pratica desportiva apareceu no século XIX na Alemanha e Inglaterra. Com o tempo o material evoluiu juntamente com a classificação do nível e dificuldade.

A escalada é graduada e no Brasil utiliza-se uma combinação mista de números entre letras algorismos romanos, que acompanha a escala francesa (Fontainebleau).

As práticas se distinguem conforme o local, o terreno, equipamento e o método utilizado nos SNE (Sítios Naturais de Escalada), originário do francês Sites Naturels d`Escalade. São classificadas em extrema ou radical, entre as variedades de escalada.

Os equipamentos de base, tanto nas paredes artificiais como na natureza são: Sapato de escalada (chamado pé de gato), o carbonato de magnésio (para secar a transpiração das mãos), corda, arnês/cadeirinhas, mosquetões, freios/blocantes etc. Dependendo do tipo de escalada e local [e aconselhável ter um transmissor de localização pessoal para situações de emergência. Outros equipamentos são utilizados em escalada de montanha como: capacete, pitões, crampons, mochila, costura de escalada, gri-gri, camalot, fitas, friends, nuts etc.

Tipos de escalada:

Escalada livre; Escalada artificial; Muros de Escalada; Escalada de boulder; Escalada desportiva; Escala móvel; Solo.

Dependendo do terreno é empregada uma técnica, a ascensão livre, a Fissura Knubel e a primeira invernal etc. Na escalada ou alpinismo existem a cotação da montanha, uma classificação, para apresentar as dificuldades que podem ser encontradas no itinerário.

Como em qualquer modalidade de desporte existe o risco, e o conhecimento de técnicas sempre é importante.

O RapelSP te leva para aprender os conceitos básicos de escalada!

RapelSP - Aventura e terapia para alma

Aventura e terapia para alma

Comece uma nova experiência em sua vida!