Rapel

Modalidade Rapel e o seu significado, origem, modalidades e tipos, explicações sobre a prática, equipamentos e cuidados com a segurança. Prática para iniciantes e treinamento.

O rapel é uma prática vertical com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livre, entre outras possibilidades.

É uma atividade criada de técnicas do alpinismo, e requer atenção com a segurança e instruções básicas. O praticante deve ser acompanhado por instrutores sempre que iniciar esta modalidade. Cursos e treinamentos para atividades mais complexas são indispensáveis.

O resgate ou salvamento é utilizado muito por profissionais como bombeiros pelo mundo todo com a técnica do rapel.

Rapel, em francês rappel, e a palavra foi usada para batizar a técnica de descida por corda, quem em francês quer dizer chamar ou recuperar.

Rapel para iniciantes

Instrução e acompanhamento do início ao fim da prática. A descida é feita ao lado do iniciante, e mesmo sem conhecimento da modalidade do rapel vai realizar a atividade com instrução antes durante e depois da descida.

Equipamentos

Os equipamentos individuais básicos são cadeirinha (ou baudriers /ou arnês), mosquetão, luva, freio e capacete. E necessário utilizar equipamentos com certificação de segurança internacional.

Cadeirinha

Cadeirinha, baudriers ou arnês, é a cinta utilizada para a prática do rapel/escalada.

Mosquetão e Freio

O mosquetão é um equipamentos utilizado junto ao freio, para descida em corda.

Capacete e Luva

O uso do capacete e da luva é importante para a segurança do praticante.

Cuidados e precauções com a segurança

Na prática de qualquer atividade que envolva risco, todo cuidado deve ser redobrado. No caso do rapel a atividade deve ser executada em grupo de no mínimo três pessoas, pois cada um dos integrantes é responsável pela vida do outro. No caso, quem aborda, desce ou faz a segurança.

Quem deve abordar

Deve colocar o praticante na corda e fica responsável em verificar os equipamentos antes da descida, orientar antes de descer.

Quem vai descer

O praticante da vez, que vai efetuar a descida, deve ficar atento as recomendações de que aborda.

Quem faz a segurança

A pessoa que vai ficar na ponta da corda na parte de baixo, segurando a corda adequadamente, e sempre atento a pessoa que está descendo.

A parte da segurança é a mais importante do processo, e a atenção deve ser redobrada para evitar que o praticante, se cometer qualquer erro, não venha a sofrer uma fatalidade. É o segurança que vai efetuar o bloqueio do praticante, parar e evitar que caia, caso o mesmo venha a perder o controle por algum motivo.

Modalidades e tipos de rapel

Rapel Vertical é o mais praticado e realizado em paredes ou rochas com inclinação de 90º.

Rapel Negativo, conhecido como rapel feito em livre, não tem contato dos membros inferiores ou superfície, como pedras ou paredes. Com a mão posicionada na parte traseira do quadril, o praticante controla a velocidade velocidade do freio utilizado, como freio 8, um dos mais conhecidos.

Rapel Guiado muito semelhante ao rapel negativo, mas utiliza uma guia para aumentar a sua segurança do praticante, e a descida sem um contato direto com uma superfície.

Cascading é realizada em cachoeiras, e por ser uma atividade escorregadia é utilizada outras técnicas em conjunto, como o rapel guiado, dependendo do caso.

Rapel Invertido deve ser praticado no negativo e de cabeça para baixo. Este rapel possibilita o aumento da velocidade e deve ser mentalizado antes de ser executado.

Rapel de frente é praticado de frente para a descida. O praticante deve estar preparado para a adrenalina. A força da gravidade atua mais, e o cuidado com o freio e elasticidade da corda nesta posição do corpo./p>

Rapel intercalado tem como normal amarar as pontas das cordas, utilizando um nó de pescador e ali colocar um mosquetão. É realizado em escaldas, descendo com a corda dobrada prasa em outro ponto de fixação (três metros antes do final da corda) seguindo descida estabelecida antes de ser iniciada.Se amarra as pontas das cordas com nó de pescador, e com um mosquetão ali colocado, evitando uma queda e assim ficando preso no final da corda.

Treinamento de Rapel

Realizamos treinamentos de rapel para iniciantes. Finalidade é passar o conhecimento e habilidades para o aluno e/ou praticante de técnicas verticais. Modo teórico e prático, com atividades realizadas pelos alunos e acompanhadas pelos instrutores.

Treinamento para rapel

Também realizamos treinamento pessoal para melhoria na prática e teoria.

Calendário: Datas e Valores

Rapel na Pedra Grande

Atibaia/SP

Rapel na Pedra Grande

Pré-Reserva

Rapel no Viaduto Sumaré

São Paulo

Rapel no Viaduto Sumaré

Pré-Reserva

RapelSP - Aventura e terapia para alma

Aventura e terapia para alma

Comece uma nova experiência em sua vida!